Logo

Descoberta maneira de aumentar rendimento de óleo na planta

Postado em: 23 de abril de 2019 - Categoria: Notícias regionais

Cientistas da Universidade Tecnológica de Nanyang (NTU), em Singapura, desenvolveram uma forma sustentável de demonstrar uma nova modificação genética que pode aumentar o rendimento do óleo natural em sementes em até 15% em condições de laboratório. O novo método pode ser aplicado a culturas como canola, soja e girassol, que estão em uma indústria multibilionária que continua a ver uma demanda global crescente.

A equipe de pesquisa liderada pelo professor assistente Wei Ma, da Escola de Ciências Biológicas da NTU, modificou geneticamente uma proteína-chave em plantas que regula a quantidade de óleo que produz. Isso resulta em maiores reservas de óleo na semente que serve principalmente como fonte de energia para a germinação. O método de patente pendente da equipe envolve a modificação da proteína-chave conhecida como “Wrinkled1” ou “WRI1”, que regula a produção de óleo das plantas. Após a modificação, as sementes têm uma aparência enrugada, que é a base de seu codinome científico.

No laboratório, essas sementes modificadas apresentaram com sucesso aumento de óleo de sementes que é capaz de produzir até 15% mais óleos naturais. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista científica Plant Signaling & Behavior. “O óleo de semente da planta é um componente essencial em nossa dieta diária e a indústria agrícola está buscando maneiras de maximizar o rendimento das plantas enquanto reduz os efeitos ambientais do cultivo, especialmente o uso da terra. Nossa pesquisa ajuda a aumentar a produção de óleo de semente de forma sustentável e econômica, e também abre novas portas na pesquisa agrícola”, disse.

Por: AGROLINK –Leonardo Gottems


@2015 - Todos os direitos reservados a Aerofito